top of page

Meio Ambiente: um assunto necessário


Hoje falaremos de algo de extrema importância, não apenas para o Instituto Passe de Mágica, como para o mundo inteiro. Isso porque estamos em plena Semana Mundial do Meio Ambiente, instituída 44 anos atrás, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, na Suécia. O objetivo foi chamar a atenção mundial para a necessidade da preservação de nossos recursos naturais e de nosso próprio habitat. No Brasil, esse período foi estabelecido em 1981, apoiando a participação da comunidade brasileira na preservação do patrimônio natural do nosso país.

Apesar da enorme importância desta semana, é fundamental refletirmos se as nossas ações diárias contribuem para a preservação da Terra que, infelizmente, clama por cuidados urgentes. E aqui vão alguns dos motivos pelos quais devemos agir o mais rápido possível:

Apenas para se ter uma ideia, nos últimos 50 anos, a temperatura média global teve um salto recorde, o que significa que se não agirmos rapidamente para reduzir a emissão de gases que causam mudanças climáticas, a temperatura média pode subir de 3 a 9 graus até o fim do século.

Alguns efeitos do aquecimento global já podem ser percebidos, como o derretimento das geleiras no Ártico, resultando na perda do habitat natural de muitos animais.

Infelizmente, o aquecimento global e suas consequências estão inteiramente relacionados às atividades do ser humano. Gases emitidos por indústrias, combustíveis de carros, bem como os gerados pela pecuária e aterros sanitários, unidos ao desmatamento contribuem para o efeito estufa e para a extinção de diversos animais. O desmatamento das áreas naturais promove um desequilíbrio climático decorrente da remoção da vegetação responsável pelo controle das temperaturas e dos regimes de chuva.

Além disso, a poluição das águas também é um dos fatores relacionados ao aquecimento global. Os fitoplânctons (seres vivos que habitam oceanos) e algas marinhas exercem papeis muito importantes ao absorverem gás carbônico e emitirem oxigênio. A destruição de seu habitat, portanto, pode interferir diretamente na dinâmica atmosférica global.

Estes são apenas alguns dos fatores que estão, aos poucos, destruindo o nosso planeta. Felizmente, ainda estamos em tempo de salvá-lo. Mas devemos agir rápido, ou podemos condenar a vida de muitos seres vivos e das próximas gerações. Em nosso próprio dia a dia, há uma série de hábitos que podemos seguir para contribuir com o meio ambiente. Vamos às dicas:

Economize água: você sabia que escovar os dentes em cinco minutos com a torneira aberta desperdiça mais de 12 litros de água? Feche a torneira enquanto escova os dentes, usando-a apenas para molhar a escova e enxaguar a boca. Assim, você pode economizar até 11,5 litros de água!! Da mesma forma, uma única descarga no vaso sanitário gasta, geralmente, 6 litros de água e por incrível que pareça, há descargas antigas que podem gastar até 18 litros! Evite, portanto, usar o vaso sanitário como “lixeira”.

Recicle! Cada pessoa produz cerca de 1 quilo de lixo por dia (ou mais). No Brasil, são produzidos, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo, sendo a cidade de São Paulo responsável por 19 mil toneladas diárias. A reciclagem poupa espaço nos aterros, reduz a necessidade de tratamento convencional de lixo e a consequente emissão de gases do efeito estufa, poupa energia (já que produzir mercadorias com materiais recicláveis demanda menos energia), reduz a poluição do ar e da água e gera empregos.

Use a sua própria sacola ao fazer compras: cada brasileiro usa cerca de 800 sacolinhas plásticas por ano. O plástico pode levar até 500 anos para se decompor. Imagine, então, o quanto você pode contribuir com o meio ambiente com o simples ato de levar uma sacola reciclável ao mercado!

Doe: em vez de jogar no lixo livros, roupas e brinquedos, doe-os. Assim, você não apenas contribui com o meio ambiente, como colabora com a sociedade.

Incentive seus amigos, família e colegas: quanto mais pessoas se preocuparem com o meio ambiente, mais resultados positivos teremos. Compartilhe essas informações com seus amigos, colegas e vizinhos e lembre-se que o cuidado com o planeta também está em pequenas ações, como não jogar lixos nas ruas, praias ou qualquer outro lugar que não seja a lata de lixo.

É justamente por tudo isso, que o Instituto Passe de Mágica busca, diariamente, conscientizar nossos educandos e educadores em ações diárias para a preservação do meio ambiente. Além do incentivo à reciclagem, ressaltamos a importância de preservar os espaços utilizados, bem como o entorno das escolas e bairros, do racionamento de água e da reflexão das consequências negativas ao ambiente do próprio consumo excessivo (gerando lixo e consequente poluição).

Esta é uma semana de reflexão, mas as ações devem acontecer todas as semanas! Não é difícil fazer a sua parte.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page