top of page

I'm a title. Click here to edit me

PROJETO BASQUETE

 

Trabalha com crianças e adolescentes distribuídos em núcleos presentes nas cidades de Piracicaba e São Paulo. Baseado em uma forte rede de patrocinadores, parceiros e apoiadores, além de um sólido conhecimento no uso de leis de incentivo fiscal acumulado desde 2008, o Projeto Basquete oferece a prática da modalidade como uma ferramenta efetiva para a educação. Conheça mais sobre o Projeto Basquete.

 

O Projeto acontece em regiões que registram alta vulnerabilidade social. Inicialmente é feito o levantamento de dados sócio-econômicos sobre o local e pesquisamos uma instituição parceira que disponibilize uma quadra na região, bem como um espaço para armazenamento seguro dos materiais necessários para as ações.Essa articulação só é possível a partir do levantamento de recursos para custear os investimentos com o pagamento de equipe, materiais esportivos, uniformes e adequação da infra-estrutura para a prática do basquete.

 

Após o estabelecimento da parceria e levantado todos os recursos a equipe é contratada e iniciamos o processo de treinamento e gestão do projeto. Na rotina de trabalho toda equipe se reúne um dia para elaborar relatórios, planejar aulas, trocar informações e ser supervisionada e nos outros dias estão em atendimento direto junto as crianças, adolescentes e famílias. Para cada Núcleo de Atendimento temos uma meta de 120 crianças, sendo atendidas duas vezes por semana, em dias alternados com pelo menos 1h30 de atividades. Elas recebem um uniforme e uma complementação alimentar cedida pelo parceiro local ou pelo projeto. As crianças e adolescentes são divididas por faixa etária em grupos de até 30 participantes (7 e 8 anos, 9 e 10 anos, 11 e 12 anos e 13 a 15 anos).

 

As aulas são planejadas com atividades que respeitam a faixa etária e no geral destacamos as seguintes ações sistemáticas: avaliação dos educandos, rodas de conversas, brincadeiras, circuitos de estafetas, jogos entre os participantes, jogos intercâmbios, gincanas, maratonas de basquete e passeios. Além disso, realizamos reuniões e encontros com os familiares e os mesmos são convidados a participar dos eventos e prestigiar o que os filhos estão aprendendo.

 

GESTÃO E AÇÃO

Desenvolvemos no Projeto Basquete um sistema de gestão que é cíclico e que prioriza as seguintes etapas:

 

Diagnóstico

Analisar e refletir dados e informações sobre cada território, bem como considerar o olhar do educador a partir de sua prática para melhor compreensão das situações sociais e individuais de cada participante do projeto.

 

Planejamento

Definir com clareza, a partir do diagnóstico, objetivos, resultados, metas e estratégias visando sempre à mudança comportamental de nosso público, tendo por princípio, o crescimento ético e cidadão e maior apropriação do esporte para sua vida.

 

Execução

Desenvolver cada ação estabelecida em plano de trabalho anual. Neste processo há planos diários, relatórios, reuniões de equipe, construção de atividades coletivas, eventos, intercâmbios, passeios e supervisão de equipe.

 

Avaliação

Atribuir valor sobre as mudanças que esperamos gerar junto ao público alvo do projeto. São construídos indicadores no processo de planejamento. Anualmente são estabelecidos três momentos: marco zero, meio e fim, visando monitorar o desenvolvimento de cada criança e o impacto de nossas ações.

 

Sistematização

Organizar o conhecimento produzido, dando maior sentido para aprimorar a nossa prática e levar a metodologia a outros locais, instituições e quem sabe influenciar políticas públicas visando a ampliação das metas de atendimento. O trabalho está dividido em três eixos de ação:

 

Desenvolvimento de projetos

Atendimento direto de crianças, adolescentes que visam influenciar o comportamento numa direção ética e cidadã tendo o esporte como principal ferramenta de interlocução e mediação junto ao público alvo.

 

Produção de conhecimento

Registro sistemático por meio de relatórios mensais, semestrais e anuais e sistematizações de práticas visando à organização do conhecimento que é produzido para possível disseminação em outros espaços e instituições.

 

Articulação e mobilização

Temos consciência de nossa incompletude institucional e que precisamos de outros parceiros que nos ajudem a promover o desenvolvimento humano de nosso público alvo e procuramos nos articular junto a outras organizações para trocar informações, metodologias, mobilizando conhecimento direcionado a influenciar políticas públicas de educação pelo esporte.

Cesta de 3

Feito-para-jogar.png

Cesta de 2

caterpillar.png

Lance Livre

Passe

portocred.png

Alianças Estratégicas

Apoio

LIE.png
SEE_Ministério_da_Cidadania_Governo_Fede
bottom of page