top of page

I'm a title. Click here to edit me

OS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO

Trabalhamos com base nos quatro pilares da educação (UNESCO/1999): aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e a aprender a fazer. Salientamos que cada pilar não é estanque em si mesmo, mas todos se complementam para compreendermos a direção que almejamos para o desenvolvimento humano das crianças e adolescentes. Os pilares servem de referência iluminando o nosso planejamento e a nossa prática profissional.

 

Aprender a Ser

Desenvolvimento de competências pessoais.

 

Trabalhamos o conceito de construção de identidade e estabelecimento de um projeto de vida. Aprender a olhar para si enquanto sujeito, perceber os potenciais, os limites, desenvolver resiliência, autonomia, sentir-se alguém capaz de realizar algo e se assumir como protagonista de sua história, projetando-se e intervindo no mundo.

 

 

Aprender a Fazer

Desenvolvimento de competências produtivas.

 

Preparamos o educando para intervir em seu contexto social a partir de suas produções. Sob a ótica do esporte, tais produções nascem da aprendizagem de técnicas, fundamentos de modalidades, estratégias e táticas de jogo, planejamento de atividades, organização de eventos, entre outros. Procuramos estreitar uma reflexão paralela entre o que ele produz concretamente dentro de quadra ao que desenvolve na vida de fora.

Aprender a Conviver

Desenvolvimento de competências relacionais.

 

Instigamos o diálogo com o outro, procurando estabelecer convívios saudáveis. Perceber as diferenças e lidar com elas, saber escutar e expressar aquilo que pensa, usando o diálogo como ponte para o bom relacionamento. Resolver os conflitos de forma pacífica, tendo consciência dos direitos e deveres que envolvem a cidadania.

 

 

Aprender a Conhecer

Desenvolvimento de competências cognitivas.

 

Aprender a aprender é despertar o prazer pela busca do conhecimento, aguçando a curiosidade pelo que te rodeia. Como disse Paulo Freire “Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”. Seja dentro de quadra ou numa roda de conversa, desafiamos as crianças e adolescentes a perceberem o sentido do que está sendo feito, indo além de uma mera repetição. O tempo todo os fazendo pensar: “Por que fazemos? Para que fazemos?”.

Cesta de 3

Feito-para-jogar.png

Cesta de 2

caterpillar.png

Lance Livre

Passe

portocred.png

Alianças Estratégicas

Apoio

LIE.png
SEE_Ministério_da_Cidadania_Governo_Fede
bottom of page