top of page

Ato pela Paz: Jovens líderes do Portinari lideram ato no Núcleo


"Nós aprendemos desde pequenas a protestar e vocês tem que aprender desde cedo também" Gabriela Dias, educanda do Núcleo Portinari no final do evento, falando para seus colegas do projeto.

Ontem, dia 20/04, foi dia de nos manifestarmos pela paz no esporte, paz no nosso bairro, para nos divertirmos e brincarmos.

Há vários meses sem luz, o ginásio Rômulo Duncan Arantes, situado no bairro Casa Grande em Diadema recebe as atividades do Passe de Mágica há 6 anos. Durante todo este tempo, o atual momento é o cenário mais conturbado que vivemos. Com o índice de violência no entorno aumentando e influenciando diretamente nas vidas dos nossos educandos, nas famílias, educadores e nas nossas aulas, hoje fizemos um ato porque "Nós queremos jogar em Paz". Este foi o tema escolhido pelos educandos do projeto, que fizeram faixas pedindo paz na região e estão desde cedo aprendendo a reivindicar por aquilo que é direito de cada cidadão.


Para este ato, também contamos com a presença da Guarda Municipal e seus cães, que fizeram demostraçao de habilidades para o público presente e falar sobre importância do trabalho feito com eles e como isto ajuda nas diferentes ações da polícia. Há alguns anos, a guarda mantinha um projeto de troca de brinquedos que incitam a violência por outros tipos ou livros, em que podemos contribuir atualmente com a Biblioteca Itinerante.

Tanto a guarda municipal quanto o IPM acreditam que ações afirmativas como essa em que se colocam as crianças para refletir sobre as mudanças que desejam para sua comunidade gera impacto imediato no seu desenvolvimento, tornando-a uma criança que desenvolve sua crítica fazendo uma leitura de sua realidade assim como disse Paulo Freire "A leitura de mundo precede a leitura das palavras "

Tivemos a presença da Maíra e Juliana, duas representantes da organização Think Olga, que trabalha para a disseminação e discussão de assuntos que permeiam o mundo das mulheres e, em 2016 criaram o Olga Esporte Clube, cuja missão é transformar a relação das mulheres com o esporte e abrir novas possibilidades para a prática feminina. Na ocasião, as meninas conversaram com Gabriela, Fernanda, Rafaela e Bruna, quatro das representantes Jovens Líderes das ações no Portinari.


Esperamos desta forma mobilizar e sensibilizar as autoridades que já foram acionadas para regularizar a situação do ginásio que está sem a fiação elétrica, roubada no final de 2015.

Ao final, tivemos uma ação com balões em que em cada um continham uma frase sobre a paz, levando um pouco de reflexão para os presentes sobre nosso atual momento na região.


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page