top of page

QUEBRA CABEÇA DA EDUCAÇÃO - Como os 4 Pilares e a Pedagogia de Emergência contribuem para as aulas d

Por Amanda Busch, Supervisora Técnica do Instituto Passe de Mágica.


Os Quatro Pilares da Educação são um dos princípios que se baseiam a metodologia do IPM e do IBK. Por isso, no dia 27/04 os educadores do Instituto Pase de Mágica se reuniram em parceria com o Instituto Barrichello Kanaan para compartilhar um pouco do conhecimento e verificar como podemos trazer cada vez mais este conceito para prática. Além disso, Reinaldo Nascimento, compartilhou seu trabalho com a Pedagogia de Emergência nas regiões do mundo devastadas pela guerra e catástrofes naturais e como este processo têm contribuído para o desenvolvimento de crianças e jovens destas regiões.


No dia 27 do último mês, a equipe do Passe de Mágica se reuniu para participar de uma formação que tinha como temas a Pedagogia de Emergência e os Quatro Pilares da Educação.


No primeiro momento, os educadores conhecerem a Pedagogia de Emergência, metodologia utilizada pela institutição Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners, representada por Reinaldo Nascimento, coordenador regional do Serviço voluntário no Brasil.


"Com base em educação Waldorf, a Pedagogia de Emergência ajuda crianças e adolescentes traumatizados em zonas de guerra e áreas de desastre, fornecendo maneiras de processar as experiências traumatizantes. À longo prazo, estas intervenções pedagógicas de emergência evitam potenciais transtornos de estresse pós-traumáticos." (mais informações: https://www.freunde-waldorf.de/en/emergency-pedagogy/background.html)

Além de conhecer a metodologia, os educadores vivenciaram jogos e brincadeiras aplicadas nas atividades da Pedagogia de Emergência com a intenção de identificar como e quando estas intervenções são necessárias nos grupos de atendimento das instituições, uma vez que, mesmo fora de zonas de guerra e tragédias naturais, os educandos vivem situações de traumas constantes. Replete de muita descontração e diversão, a metodologia tem a intenção de tirar o foco da tragédia e voltar a atenção para a diversão e ludicidade das crianças e jovens atendidos, melhorando seu foco no desenvolvimento da vida.


Depois desta etapa, os educadores foram desafiados a discutir um pouco sobre os Quatro Pilares da Educação e foi um momento muito importante para os novos profissionais e auxiliares entenderem um pouco de como funciona a aplicação dos conceitos na prática dos Institutos Passe de Mágica e Barrichello Kanaan. Formando um Quebra Cabeça da Educação, os educadores trouxeram para um "brain storm" competências de cada pilar - Ser, Conviver, Fazer e Conhecer.


No período da tarde, o desafio foi vivenciar o conteúdo com atividades do que havia sido discutido no período da manhã, com jogos e brincadeiras, como fazem diariamente com os educandos. O maior desafio deste processo é repensar a prática do dia a dia, "oxigenar" as ideias e tentar identificar aquilo que é possível e preciso mudar ou melhorar.


Os educadores dos Institutos Passe de Mágica e Barrichello Kanaan estão em constante formação para melhorar e potencializar o trabalho com crianças e adolescentes. Educação é coisa séria.




Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page