top of page

Como assim o Passe de Mágica em Nova Iorque?

Confira a história da supervisora do Passe de Mágica que acompanhou o trabalho da organização URBAN DOVE por 3 semanas em Nova Iorque. Problemas e desafios sociais também existem na cidade que é conhecida como a BIG APPLE, mas que são superados com o apoio de ONG's sérias e competentes que apoiam crianças, adolescentes e jovens.

the-big-apple-new-york-city-united-states+1152_13503352540-tpfil02aw-4749.jpg

Durante o mês de outubro, a supervisora técnica do Instituto Passe de Mágica, Amanda Busch esteve nos Estados Unidos para um intercâmbio de mentoria oferecido pelo Departamento de Estado dos EUA e facilitado pela Instituição Companheiro das Américas nos Estados Unidos. Deste programa, participaram mais 13 brasileiros, de diversos estados, que assim como a Amanda, vivenciaram 3 semanas em outras organizações, em outros estados Norte Americanos. Um momento de aprendizagem ímpar que possibilitou a ampliação do olhar sobre o trabalho que o Instituto desenvolve, ampliando a rede em que atua no Brasil. Uma experiência inesquecível.

Durante 5 semanas, Amanda esteve "imersa" na cultura Norte Americana. Na primeira e última semanas, as atividades aconteceram em Washington com todos os participantes do programa. Além de discussões a respeito de diversos temas, reuniões e “bate bola” com diversos profissionais americanos de diferentes áreas, essas semanas foram essenciais para conhecer um pouco mais de algumas organizações brasileiras que fazem parte da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) e ter contato pela primeira vez com outras instituições.

Durante 3 semanas ela acompanhou em Nova Iorque a Urban Dove, Organização norte americana que desenvolve diferentes programas de Educação para o Desenvolvimento Humano e atua em três regiões de Nova Iorque (Bronx, Harlem e Brooklin - www.urbandove.org).

Neste período, foi acompanhada pela Diretora do Programa, Maria Frazier, que proporcionou momentos de troca de experiência, reuniões com responsáveis sobre captação de recursos, marketing, comunicação e principalmente sobre o desenvolvimento técnico da instituição.

Com o objetivo de compartilhar metodologias e a troca mútua de conhecimento, a supervisora do Instituto Passe de Mágica relata que o trabalho desenvolvido com os adolescentes na Urban Dove realmente a fez enxergar novas perspectivas de atuação com o público alvo no Brasil. "É fantástico perceber que o adolescente quando é o “modelo” para uma criança, se dá conta de que suas atitudes são muito importantes e como consequência, transcende o aprendizado para a escola, família, comunidade e amigos."

Amanda relata ainda que, por diferenças culturais, nos Estados Unidos as organizações que atuam com o esporte não têm exigência de atuação do Profissional de Educação, e por conta disso percebeu que o trabalho que desenvolve no Instituto Passe de Mágica está bem avançado, validando ainda mais a metodologia desenvolvida em 2012 focada nos Quatro Pilares da Educação e Desenvolvimento Esportivo, respeitando faixa etária e desenvolvimento individual de cada participante.

"Pude conversar com diversas crianças e adolescentes atendidos pelo programa e percebi que o impacto positivo na vida deles é enorme. Os adolescentes que atuam no programa podem participar ao longo dos anos de diversos projetos, o que contribui e facilita a entrada deles na faculdade."

A Urban Dove, em parceria com outras organizações, oportuniza aos adolescentes atendidos nas regiões que atua, a realização da prova que os permite atingir pontuações para a entrada nas Universidades. Com isso, muitos jovens atendidos pelo programa podem se tornar o primeiro da família a ter um curso superior, o que é muito bem visto nas comunidades atendidas pelo programa.

Em seu depoimento no retorno ao Brasil, Amanda conta que foi um momento inesquecível para seu aprendizado profissional e experiência pessoal: “Conquistar esta oportunidade foi realmente muito gratificante. Depois de 7 anos de trabalho no Instituto Passe de Mágica, percebi o quanto cresci profissionalmente e como o trabalho tem muito a compartilhar com outras organizações do Brasil e do mundo. Este ano o Instituto faz 10 anos e esta experiência me fez ter certeza que o trabalho do Passe de Mágica só tende a crescer e ampliar cada vez mais a rede de atendimento, inclusive de formação profissional, estamos muito avançados e temos competência para isto!”

Agora é “colocar a mão na massa” e compartilhar este conhecimento com a equipe, colocando em prática esta experiência incrível. Em 2015, Maria Frazier vem para o Brasil para conhecer o Instituto e continuar com a atividade do programa de mentoria, que propõe o desenvolvimento de um projeto pontual nos próximos meses.

IMG-20141003-WA0005.jpg


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page