top of page

Incentive a leitura!


Iniciamos há uma semana, no dia 06/04, o projeto da Biblioteca Itinerante do Instituto Passe De Mágica que pretende rodar trimestralmente entre os núcleos de São Paulo (Portinari, Bororé, SENAI e Vila da Paz). Os livros que compõe a biblioteca são frutos de doações feitas ao Instituto, alguns até por seus próprios autores, com destaque a Somos Educação.

Como reconhecimento da necessidade urgente de incentivar a leitura entre os atendidos que tem idades que variam dos 6 aos 17 anos, a biblioteca que está iniciando hoje com 128 livros, já mobilizou as crianças e adolescentes a desejarem fazer doações de livros e gibis.



Para motivá-los à leitura, a assistente social Lilian Borges fez uma dinâmica de contação de histórias, que a partir de imagens que foram entregues aleatoriamente aos participantes em cada turma na roda inicial, pudemos criar uma história em que deveriam incorporar sua imagem e dar continuidade.


Isso resultou numa atividade lúdica que permite a participação de todos (mesmo dos não alfabetizados), criando um ambiente de descontração e exploração da criatividade e o trabalho em equipe. Juntos criaram os combinados para a utilização dos livros que serão fixados no expositor.


O primeiro núcleo beneficiado com o projeto foi o Portinari devido a carência de serviços do gênero na região que já contou com o empréstimo de 48 livros levados pelos educandos que estão planejam quais os próximos que pretendem pegar após a primeira leitura.



Especialmente a faixa etária entre 6 a 12 anos foi a que mais solicitou o empréstimo, mas não se restringe a essa idade.


No próximo mês o serviço social pretende voltar com mais uma dinâmica para fomentar a prática de pegar livros emprestados e o incentivo à leitura, bem como gerar indicativos do processo e avaliar os impactos.


Fiquem de olho!


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page