Empoderando os jovens para empoderar a Comunidade - Um projeto de liderança!

Por Amanda Busch, Supervisora Técnica do Instituto Passe de Mágica

No último sábado, dia 23 de maio, três grupos do Projeto "Empoderando os Jovens para Empoderar as comunidades" colocaram em prática os eventos organizados por eles. Muita autonomia, liderança e pró atividade pra não deixar ninguém na mão. Com oficinas de escultura de bexiga, massinha, desenho, clínicas de basquete e futebol, campeonato 3X3, circuito lúdico e muito mais. Confira mais sobre os eventos nos Núcleos.


Núcleo Portinari

Núcleo Portinari

No último sábado, dia 23 de maio, três grupos do Projeto "Empoderando os Jovens para Empoderar as comunidades" colocaram em prática os eventos organizados por eles. Este projeto faz parte do programa de Intercâmbio que a Supervisora Técnica Amanda Busch participou em 2014 e, em contra partida, o desafio foi elaborar um projeto no Brasil que se relacionasse com o que foi vivido nos Estados Unidos.


Deste desafio foi criado, junto com Daniel Leite, coordenador de Esportes do SESC Interlagos, o Projeto de Liderança Juvenil. Como o assunto é esporte e liderança, a proposta foi a elaboração de eventos pilotos em seus Núcleos para culminar em um evento único no SESC Interlagos (que ainda acontecerá!).


Assim, depois de diversas reuniões, planejamento e discussão das atividades, os Núcleos do Portinari e Vila da Paz e o Núcleo de Perus, do Instituto Barrichello Kanaan, executaram seus eventos neste final de semana regado com muita diversão e competição de basquete.


Na Vila da Paz, o grupo pensou em atividades recreativas como Oficina de Dança, Percussão, Escultura de Bexiga, Basquete e Futebol. No Núcleo do Portinari, as crianças de 6 a 10 anos participaram do circuito lúdico e oficinas de pintura de rosto, massinha e desenho. Na parte da tarde, os participantes a cima de 11 anos jogaram um campeonato de basquete em duplas. No Núcleo de Perus houve a Clínica de Basquete e o Campeonato 3x3.


Nas próximas semanas os Núcleos Bororé e Senai colocarão em prática o que planejaram e no próximo mês todos se encontrarão para elaborar o evento final, previsto para o dia 04/07.


Esta experiência trouxe para a garotada a oportunidade de viver algo além da prática da atividade física. Trabalharam em grupo, superaram os desafios, tiveram que lidar com os imprevistos e controlar suas emoções. Além disso, a liderança e autonomia também foi algo muito fácil de perceber com o tempo e conforme adquiriam confiança para executar as atividades que se propuseram. Todas as características e valores acreditamos que sejam imprescindíveis em um mundo repleto de interações pessoais e que a cada geração as pessoas têm mais dificuldade de trabalhar em grupo e lidar com as dificuldades e potenciais do próximo. Daqui podem surgir líderes em suas comunidades que com certeza serão espelhos e líderes para o bem, contribuindo um pouco para melhorar o mundo, mesmo que este mundo seja o mundo deles.


VDP (9).jpg

Núcleo Vila da Paz

VDP (5).jpg

Núcleo Vila da Paz

VDP (4).jpg

Núcleo Vila da Paz

VDP (3).jpg

Núcleo Vila da Paz

VDP (1).jpg

Núcleo Vila da Paz

Portinari (50).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (49).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (46).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (39).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (38).jpg

Núcleo Portinari

Perus (22).jpg

Núcleo Perus

Perus (23).jpg

Núcleo Perus

Portinari (16).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (13).jpg

Núcleo Portinari

Portinari (7).jpg

Núcleo Portinari


Featured Posts
Recent Posts