top of page

JOGANDO ALÉM DO ESPORTE!

Por Priscila Regina da Silva, educadora do Núcleo Vila da Paz.

No dia 29 de novembro o Núcleo Vila da Paz participou do I FESTIVAL DE BASQUETEBOL DA ESCOLA SUÍÇO-BRASILEIRA DE SÃO PAULO – 2014 - sub 13, o primeiro evento esportivo após o retorno das atividades no CCA Frei Reginaldo.

Mesmo com algumas dificuldades o Núcleo se esforçou bastante para participar buscando promover o intercâmbio esportivo e os aspectos cognitivos.

As crianças e os adolescentes mostraram-se ansiosos e cheios de expectativas com o passeio. O ponto de saída foi marcado em frente ao CCA pela manhã, assim que os educadores chegaram ao Núcleo eles já estavam esperando. Durante a ida ao evento, que foi de transporte público, estavam curiosos e ansiosos com o caminho, alguns demostraram não saber como funciona o sistema de Bilhete único e a partir dessa vivência os educadores tiveram a oportunidade de auxilia-los em busca de autonomia.

Durante a participação no evento eles estavam teoricamente em desvantagem, já que era destinado ao publico masculino sub 13 e no time do Núcleo a maioria era sub 11. Durante as partidas foram colocadas metas para os meninos, relacionadas com as atividades propostas no Núcleo e em todos os jogos as metas foram atingidas, tirando o foco do resultado do jogo, dando importância ao desenvolvimento do torneio, desta forma a cada partida eles entravam mais e mais motivados e sem aquela ideia do jogo em si, ganhar ou perder, a cada objetivo dado e alcançado por eles podia-se notar uma extrema felicidade, explorando habilidades cognitivas e de se superação.

No final do evento todos receberam medalhas de participação, reafirmando mais uma vez que o importante é jogar. Vencer ou perder é consequência.

Vivenciar momentos como estes em locais diferentes, dando a oportunidade de ver o mundo de outro prisma, auxiliar na exploração do novo, ver o sorriso e o brilho nos olhos das crianças e dos adolescentes faz os educadores acreditarem ainda mais que o esporte tem importantes ferramentas de mudança social e de comportamento. Ali na quadra eram todos iguais em busca de um único objetivo “ fazer a cesta”.

jogando_além_do_esporte4.jpg
jogando_além_do_esporte2.JPG
jogando_além_do_esporte.JPG


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Classic
  • Twitter Classic
  • Google Classic
bottom of page